O que influencia na fixação de um perfume?

A fixação de um perfume depende de inúmeros fatores, sendo influenciada logicamente pela qualidade da matéria prima utilizada na fabricação do produto, concentração de essência, entre outros.

Vários fatores externos, no entanto, também influem no poder de fixação de uma fragrância. Conheça alguns deles a seguir:

Tipo de fragrância

A fixação está diretamente relacionada às notas ou famílias olfativas que duram mais tempo, e depende também da porcentagem de aplicação da essência na fragrância.

Quanto maior a concentração, maior a fixação. É aí que entra a diferença entre perfumes EDT, EDP, Parfum e colônia. Você pode entender melhor a diferença entre cada um clicando aqui. 

Por exemplo, fragrâncias cítricas como 212 e Ck One tem menos fixação por serem mais voláteis. Fragrâncias com notas amadeiradas, por sua vez, como JOOP e Azzaro, são menos voláteis e, logo, tem maior fixação.

Tipo de pele

A fixação de um perfume também está diretamente ligada a oleosidade da pele. Em peles mais oleosas a fragrância dura mais tempo, em peles secas, porém, o ideal é hidratar a pele com um creme da mesma fragrância do perfume ou utilizar um hidratante sem cheiro.

Sudorese

O perfume é exalado na medida em que a pele respira, portanto, quanto maior a transpiração, menor será a fixação da fragrância.

Clima

Quanto mais quente o clima, maior é a evolução das notas, por consequência, menor a fixação do perfume.

Fixação não é sinônimo de qualidade

Existem inúmeros perfumes maravilhosos com fixações mais curtas e perfumes não tão agradáveis com fixação mais longa. Ou seja, muitas vezes é mais vantajoso ter uma satisfação intensa por poucas horas do que uma fixação mais longa de uma fragrância desagradável e enjoativa.

Aplique o perfume nos pontos certos

Aplicar a fragrância nos pontos certos do corpo também auxilia em uma maior fixação, sendo estes pontos os de maior fluxo sanguíneo. Exemplo: atrás da orelha, pescoço (na nuca), nas costas da mão e nos pulsos, atrás dos joelhos, nas dobras do braço, região do umbigo, entre os seios, parte interna da coxa, clavícula e tornozelos.

Estação do ano

Lembre-se de trocar de perfume nas diferentes estações do ano. No calor, a intensidade da fragrância aumenta, o que pede um perfume mais fresco e leve, como fragrâncias cítricas e florais. No inverno, invista em perfumes mais fortes, como fragrâncias orientais, de especiarias e amadeiradas.

Armazenamento do perfume

O ideal é guardar seus perfumes em local escuro e fresco, como, por exemplo, dentro do guarda-roupas, pois a tendência é a fragrância evaporar em temperaturas mais altas e cristalizar em temperaturas muito baixas.

Gostou das informações? Sobre qual assunto do mundo da beleza você gostaria de saber mais?

Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta